O NVIS-TUGA foi criado por civis e militares, investigadores e profissionais de engenharia, veteranos, que ao longo dos últimos 50 anos participaram em missões da arma das transmissões, no âmbito da Defesa Nacional, NATO, ONU e EUFOR, em TO da guerra colonial nas colónias portuguesas e missões de paz da ONUMOZ, UNAVEM, IFOR, SFOR, KFOR, EUFOR e ISAF, abrangendo os três ramos das forças armadas, exército, marinha (fuzileiros) e força aérea

Traduzir

EnglishFrench German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Tempestades geomagnéticas

As erupções solares acontecem quando um grande fluxo de radiação emitida pelo Sol atinge o campo magnético e a atmosfera daTerra. O distúrbio ocorre quando há ejeções maciças de massa da coroa solar. Quando fortes rajadas de vento solar atingem a Terra, as ondas de radiação se chocam com a magnetosfera, alterando a intensidade e a direção do campo magnético terrestre. Em casos extremos pode causar quedas de energia elétrica, interferência no funcionamento dos satélites de comunicações e de instrumentos de navegação, com efeitos imprevisíveis sobre o clima. As auroras boreais e austrais são espetáculos luminosos que ocorrem com as tempestades geomagnéticas.

1 comentário:

  1. A tempestade geomagnética (geomagnetic storm) é um distúrbio temporário da magnetoesfera da Terra, ocasionalmente produzida no cosmos pela meteorologia espacial, em adição, pode estar associada com a energia solar, quando ocorrem injecções de massa coronal, que são buracos ou erupções solares.

    Quando a tempestade geomagnética tem origem no vento solar, produz uma onda de choque que colide com campo magnético terrestre a 800 km/s. A onda de choque faz o percurso de 150.000.000 km na direcção da Terra em cerca de 48 horas.

    As tempestades magnéticas duram entre 24 a 48 horas, mas podem estar activas vários dias consecutivos. A actividade solar está em crescente, iniciou o ciclo 24, cujo máximo será alcançado em 2015.

    Dependendo da actividade do Sol, a pressão do vento solar na magnetosfera aumenta ou diminui, estas mudanças de pressão, modificam as correntes eléctricas na ionosfera, cujas consequências são a contracção do campo magnético terrestre, factor que pode produzir ruído ionosférico em todo o espectro radioeléctrico, particularmente nas faixas de frequência de HF, VHF e mesmo em UHF.

    É recorrente esta situação ocasional, que assim pode eleva o patamar de ruído nas faixas de frequência, para valores situados acima do limiar de sensibilidade dos modernos receptores de radiocomunicações, situando esse ruído acima de -130 dBm, em valores que se podem fixar algumas horas muito próximos de -100 dBm, confundindo os incautos operadores, mascarando com um jamming natural, as ligações radioeléctricas.

    Daí a importância de aqui se colocarem aqui estes dados de referência e previsão da meteorologia espacial dirigida para as situações de tempestade geomagnética, que interferem no largo espectro radioelécrico.

    ResponderEliminar