O NVIS-TUGA foi criado por civis e militares, investigadores e profissionais de engenharia, veteranos, que ao longo dos últimos 50 anos participaram em missões da arma das transmissões, no âmbito da Defesa Nacional, NATO, ONU e EUFOR, em TO da guerra colonial nas colónias portuguesas e missões de paz da ONUMOZ, UNAVEM, IFOR, SFOR, KFOR, EUFOR e ISAF, abrangendo os três ramos das forças armadas, exército, marinha (fuzileiros) e força aérea

Traduzir

EnglishFrench German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ionosfera

A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases insípidos, incolores e inodoros, presa à Terra pela força da gravidade. Possui cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera.

A ionosfera, a parte da atmosfera ionizada pela radiação solar, estende-se de 50 a 1.000 km de altitude e, normalmente, engloba tanto a termosfera quanto a exosfera. A ionosfera representa a fronteira interna da magnetosfera. Tem importância prática, e influencia, por exemplo, a propagação radioelécrica sobre a Terra. É responsável pelas auroras. É dividida em subcamadas que se diferem pela quantidade de energia eletromagnética recebida pelo sol ou de ficarem mais ativas quando os raios solares incidem perpendicularmente no meio.

As camadas ionosféricas

Do solo para cima a ionosfera se divide em camadas de ionização. Estas variam conforme a hora do dia, estações do ano e condições solares.
As camadas iónicas da ionosfera são: D;E;F1;F2;



Camada D

É a primeira e mais baixa região da ionosfera. Esta camada começa a uma altura de cerca de 50 Km e vai até aproximadamente 90 Km aparece só durante o dia. A sua origem primária está na radiação ultravioleta do sol depois de bastante atenuada nas camadas de ar superiores. Comparando com as outras camadas e pelo que já se conhece é a camada menos ionizada e portanto de capacidade reflectora menor.

Camada E.

É a segunda camada da ionosfera e é bastante reflectora. Aqui já a energia é mais reflectida que atenuada. Está situada a uma altura de cerca de 100 Km, prolongando-se até cerca dos 140 Km. Esta camada permite comunicações durante o dia, a distâncias de cerca de 1500 Km com a frequências abaixo dos 12 MHz. À noite raramente é usada. Durante períodos de alta actividade de manchas solares e descargas na superfície solar, formam-se regiões chamadas de camada E esporádica.
Estas são capazes de reflectir as ondas de rádio de frequências tão altas como 80 MHz, para distâncias de vários milhares de Km. Contudo devido à irregular natureza desta camada esporádica, é considerada incerta e de pouco uso prático na maioria das comunicações


Camada F1

A camada F1 está acima da camada E e abaixo da camada F2 ~100-140 até ~200 Km.
Existe durante os horários diurnos, acompanhando o comportamento da camada E, podendo esporadicamente estar presente à noite. Serve de reflectora em determinadas frequências, esta reflexão varia conforme a espessura que adquire ao receber energia solar.
Normalmente a radiofrequência incidente que atravessa a camada E, atravessa a F1. Ao fazê-lo refrata-se, alterando seu ângulo de incidência sobre a camada F2, refletindo nesta.

Camada F2

A camada F2, está entre os 200 e 400 km de altitude. Acima da F1, E, e D respectivamente. É o principal meio de reflexão ionosferico utilizado para as comunicações em altas frequências a longa distância.
A altitude da F2 varia conforme a hora do dia, época do ano, condições de vento e ciclo solares. A propagação e reflexão obedecem a estas variáveis.
Seu aparecimento ocorre ao nascer do Sol, quando a camada F se desmembra em F1 e F2.
A região mais ionizada e reflectora propriamente dita, situa-se nos 300 Km de altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário