O NVIS-TUGA foi criado por civis e militares, investigadores e profissionais de engenharia, veteranos, que ao longo dos últimos 50 anos participaram em missões da arma das transmissões, no âmbito da Defesa Nacional, NATO, ONU e EUFOR, em TO da guerra colonial nas colónias portuguesas e missões de paz da ONUMOZ, UNAVEM, IFOR, SFOR, KFOR, EUFOR e ISAF, abrangendo os três ramos das forças armadas, exército, marinha (fuzileiros) e força aérea

Traduzir

EnglishFrench German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Antenas NVIS actuais





1 comentário:

  1. A antena de NVIS

    O NIVIS ou radiação de maior incidência vertical na ionosfera é uma característica da propagação ionosférica que apenas se obtém através da aplicação de antenas próprias, destinadas a produzir ângulos de radiação de elevada incidência (perpendicular ao céu). As antenas magnéticas descritas nas imagens são adequadas a este tipo de aplicação, embora tenham ganhos de eficiência muito baixos, entre –4 a –6 ou –12dB, na generalidade dessas aplicações.

    Com perdas a considerar, tem vantagens pelos ganhos de direcção, de elevação de 50º a 90º, e são estes os ângulos de radiação susceptíveis de produzir a reflexão na camada foF2 da ionosféra dos sinais emitidos ligeiramente abaixo da frequência crítica de reflexão.

    Para se obterem estas condições de radiação, a antena tem de estar horizontal ao solo, e a sua máxima radiação tem de ser a mais perpendicular possível ao céu.

    Por outro lado, é oportuno referir que o efeito de NVIS nunca é possível de se obter quando são utilizadas antenas verticais, sejam elas antenas veiculares ou fixas. Todavia, para as comunicações veiculares tácticas a utilização de uma antena do tipo de chicote (whip) é possível, mas desde que a antena seja colocada em posição horizontal, bem projectada para fora do veículo, formando com ele uma antena parecida com um dipolo (sendo esta uma aplicação de muito baixo rendimento).

    ResponderEliminar