O NVIS-TUGA foi criado por civis e militares, investigadores e profissionais de engenharia, veteranos, que ao longo dos últimos 50 anos participaram em missões da arma das transmissões, no âmbito da Defesa Nacional, NATO, ONU e EUFOR, em TO da guerra colonial nas colónias portuguesas e missões de paz da ONUMOZ, UNAVEM, IFOR, SFOR, KFOR, EUFOR e ISAF, abrangendo os três ramos das forças armadas, exército, marinha (fuzileiros) e força aérea

Traduzir

EnglishFrench German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Antena NVIS táctica


Exemplo Antena Wideband

1 comentário:

  1. Sabemos que o dipolo é a antena de excelência (não dedicada), para a exploração da propagação ionosférica por efeito de NVIS.

    Este modelo de antena composta de um duplo sistema radiante de dipolos em V invertido, tem sido empregue em diferentes TO com imenso sucesso, é uma antena dedicada quer ao NVIS, quer ao uso geral, e cujas características de radiação, servem satisfatoriamente as necessidades de radiação de uma antena com takeoff entre -3dB a 5º de elevação e 0 dB a 90º de elevação.

    São conhecidos diferentes modelos, alimentados por diferentes sistemas de feed, com impedância terminal de 50 Ohms. Carece do emprego de uma ATU.

    Em Portugal foram desenvolvidas para as radiocomunicações de emergência, antenas tácticas similares que funcionam em banda larga entre 2 e 12 MHz, com VSWR inferior a 3:1 e sem sistema de sintonia adicional.

    ResponderEliminar